domingo, 6 de dezembro de 2015

Pronúncia Comentada: Vogais Simples e Vogais Compostas



VOGAIS SIMPLES

As vogais A, I, O têm sons semelhantes aos do português.
O E pode ser de três tipos:


 E aberto:         Tem um som intermediário entre a E e a A. Tem som aberto sempre que leva um acento grave (È) ou circunflexo (Ê). Pronuncia-se deste modo em todas as palavras polissílabas terminadas em ET;

E fechado:      Tem um som parecido ao português, embora um pouco mais fechado. Pronuncia-se deste modo sempre que vem acentuado com acento agudo (É) e nas palavras que terminam em ER e EZ onde é muda a consoante final.

E muda:          O E chamado impropriamente de mudo, e com mais propriedade caduco, se pronuncia com um som intermediário entre a E e a O nas palavras monossílabas; não se pronuncia no final das palavras polissílabas e no interior das palavras pronuncia-se ou não, conforme as regras que estudaremos adiante.

A vogal U tem um som próprio ao francês, intermediário entre o U e o I português, que é preciso ouvir de viva voz.

Exemplos:

Regardez, ceci, élève, tu es, il n’est pas, je me lève, la porte, la fenêtre, fermée, la table, derrière, chaque, le livre, le pupitre, les cahiers, il dicte, nous sommes, le crucifix, la carte, la lumière.
 
VOGAIS COMPOSTAS

Além das vogais simples existem em francês vogais compostas, ou seja, que se escrevem com duas ou mais vogais e se pronunciam com um só som.

AI, EAI, EI, se pronunciam como o E aberto (É).

AU, EAU, se pronunciam como O.

OU, se pronuncia como U.

EU, ŒU, se pronunciam como Œ. (Som intermediario entre o O e E).

OI, se pronuncia como o ditongo UÁ.

Exemplos:

J’ai, la chaise, affaire, vous faites, au tableau, haut, autre, Paul, l’eau, debout, ouverte, oui, jour, professeur, leur, les yeux, le cheveu, le cœur, la sœur, voici, voilà, moi, s’asseoir, au revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudando Línguas e Temas Diversos

Curso Primeiras Noções de Gramática Francesa

Gramática Francesa: Primeiro Curso

Treinador de Pronúncia do idioma Francês

Novos registros do site Aulas de Francês Grátis